Uninter – 1

Uma carta para você, arquiteto

Por Tamyres Ribeiro

Sim! Eu estou indignada. Não tenho um partido político porque sinceramente não acredito na política brasileira. Acho que o nosso sistema está falido. Mas acredito em você.

Assistindo aos noticiários e lendo as notícias da mídia digital, comecei a refletir sobre a nossa sociedade, hábito que adquiri em minha formação acadêmica. Talvez porque, antes de começar a projetar, precisamos estudar e  analisar o meio em que vivemos, pois só assim iremos proporcionar qualidade arquitetônica. Mas, infelizmente, a grande maioria dos Arquitetos esquecem disso. Muitos deixam essa prática na faculdade. Não os culpo, pois, no país em que vivemos, não somos valorizados. As pessoas não enxergam esse lado do arquiteto. Elas pensam que o arquiteto estudou unicamente para decorar ou então para projetar prédios com o maior número de apartamento por metro quadrado.

Tipo um jogo de desafio!

– Duvido que você consiga colocar seis apartamentos nesse andar.

E então.. você recebe uma tipologia embalada para presente e ainda tem que projetar uma mega área de lazer para enganar os compradores. – Só de descrever, meu coração fica apertado!

Ah!! Em relação à decoração, não estou falando que não gosto de projeto de interiores. Na verdade, quando me falam para eu escolher uma vertente da Arquitetura e seguir, eu não consigo. Eu imagino uma folha verdinha, cheia de nervuras e que, se eu romper com uma delas, estaria destruindo um ciclo. Tenho amor por cada linha da arquitetura. Elas tem que permanecer ligadas para fazer sentido para mim.  Eu não sou melhor do que você por  gostar de tudo. Cada um tem sua linha ou linhas! Sempre falo que estou em processo de aprendizagem e sempre estarei,  nunca serei melhor do que você. Eu sempre irei aprender com você.

Essa carta é para te alertar! Eu queria te lembrar da sua importância em meio a nossa sociedade. Você é responsável pelo desenvolvimento do ser humano. E também te dizer que você tem um poder do “sim” e do “não”. Se você, arquiteto, por dinheiro aceitar projetar qualquer coisa, o nosso país será qualquer coisa.

Pode até me achar utópica.. mas eu não desisto de você!

“A Arquitetura é a intervenção ao meio gerada pelo sentimento”, Tamyres Ribeiro.

Acompanhem o instagram, @pelaarquitetura.

One thought on “Uma carta para você, arquiteto

  1. Isabella Crespo

    Excelente texto! Bom tanto para o arquiteto quanto para nós leigos no assunto, mas que veêm para onde esta rumando nossa sociedade. Parabéns!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *