Ana Alarcon – Topo

Dilma avalia ações contra o Aedes em reunião com ministros

Por Edir Lima

maxresdefault

 

A presidenta Dilma Rousseff reuniu-se na manhã desta segunda-feira (15) com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, além de outros ministros para discutir o Dia Nacional de Mobilização contra o Mosquito Aedes Aegypti, que aconteceu em todo país no sábado (13), além de novas ações contra o inseto transmissor da dengue, do vírus Zika e da febre chikungunya.

Também estão presentes os ministros da Defesa, Aldo Rebelo, da Educação, Aloizio Mercadante, da Integração Nacional, Gilberto Occhi, da Casa Civil, Jaques Wagner, do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, do Planejamento, Valdir Simão, da Secretaria da Governo, Ricardo Berzoini, da Comunicação Social, Edinho Silva, e o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Ademir Sobrinho.

A partir de hoje (15) até quinta-feira (18), 55 mil militares treinados percorrem mais de 100 cidades do país dando continuidade à terceira fase de ações de combate ao Aedes aegypti. Nesta etapa, o reforço das Forças Armadas é uma ação direta de eliminação de criadouros do mosquito, que envolve a aplicação de larvicidas e inseticidas com acompanhamento dos agentes de saúde.

Em Brasília, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, afirmou que as ações de combate ao inseto não terão “êxito total” se as famílias brasileiras não se engajarem na eliminação dos focos do mosquito.

Segundo Aldo, entre 70% e 80% dos registros do Aedes ocorrem nas residências e, por isso, o poder público pode enfrentar dificuldades de erradicar os criadouros se não houve o comprometimento por parte da população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *