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Canvas: Planejamento estratégico de negócios em apenas uma página

Por Márcio Silveira

Isso é realmente possível? Sim. O nome da ferramenta de planejamento estratégico que torna isso possível é o Canvas.

Neste artigo, você aprenderá:

  • O que é o Canvas
  • Por que você deve utilizá-lo em seu negócio
  • Como aplicá-lo ao seu negócio

E ainda mais:

  • Analise o modelo de negócio Canvas do Dropbox
  • Baixe gratuitamente o mapa Canvas para aplicá-lo em seu negócio

Canvas Business Model (BMC), ou Modelo Canvas de Negócio, foi proposto por Alexander Osterwalder, em seu livro Business Model Generation, em 2009.  Este livro é um manual prático para elaboração de planejamentos empresariais, e popularizou-se rapidamente.

O Canvas consiste em um mapa, dividido em 9 blocos. Cada um desses blocos corresponde a um ponto chave do seu negócio.

canvas

E por que você deve se interessar pelo Canvas?

De acordo com o Sebrae, umas das principais causas de mortalidade das empresas é a falta de planejamento.

  • Estima-se que 27% das empresas fecham as portas antes de completar um ano.
  • Em alguns estados, um número superior a 40% fecham as portas em até dois anos.

Prefere estar dentro ou fora das estatísticas?

Nesse momento, alguns pensam:

“Minha empresa já passou desta fase.”

Bem, independentemente do tempo de atuação de sua empresa no mercado, o Canvas tem auxiliado bastante a empresas maduras a atualizar seu planejamento, pois evita:

  • Estagnação
  • Urgências

Quantos % sua empresa cresceu nos últimos 3 anos? Quanto ela poderia ter crescido se o tempo fosse empregado em inovação e não em incêndios?

Boas opções:

  • Visualização simplificada do seu negócio
  • Participação de colaboradores em decisões estratégicas
  • Criação de negócios inovadores e competitivos
  • Economia de tempo e recursos

Além disso, o Canvas foi criado por 470 profissionais estrategistas de 45 países! Acho que eles sabem alguma coisa sobre o assunto…  =]

Destinado a quem se propõem a criar negócios e pessoas em permanente busca de algo mais no mundo empresarial.  (Marcelo Chamma – Diretor – Votorantin Cimentos)

É importante lembrar que o Canvas não substitui totalmente o Plano de Negócios, mas oferece agilidade e flexibilidade para o dia-a-dia. E isso é de suma importância, afinal…

Nenhum plano de negócios resiste ao primeiro contato com o mercado. (Steve Blank – Empreendedor do Vale do Silício – Acadêmico)

Se deseja modelar seu próprio Canvas para o seu negócio, este artigo é para você. Explicarei o método detalhadamente e disponibilizarei um mapa Canvas para download. Topa o desafio?

Material necessário:

  1. Mapa de Canvas
  2. Post-it (Recomendável)
  3. Lápis ou caneta

A ordem de preenchimento dos blocos se dará da seguinte forma:

canvas1. Segmentos de Clientes

Qual é o público que deseja atender? É importante que possua uma proposta de valor exclusiva para atendê-los. A escolha de um nicho de mercado tem se mostrado muito rentável. Exemplos:

  • Microempresários
  • Concurseiros
  • Amantes de automobilismo
  • Mulheres em cargos de liderança

Ter um nicho não é uma exigência. Os segmentos de cliente podem ser: mercado de massa, múltiplos segmentos, mercados multilaterais, etc.

2. Propostas de Valor

São os produtos e serviços que criam a percepção de valor no segmento de clientes escolhido. A proposta de valor é o motivo pelo qual os clientes escolhem uma empresa ou outra. Cada proposta de valor é um pacote específico de benefícios que supre as exigências do segmento de clientes específico.

Causar essa percepção de valor é possível quando respondemos às perguntas:

  • Quais problemas resolveremos?
  • Como resolveremos os problemas dele?
  • Que necessidade satisfaremos?
  • Que benefício diferencial iremos oferecer?
  • Como podemos nos tornar um analgésico para as suas dores de cabeça?

Propostas de valor possíveis:

  • Novidade. Ex: iPad
  • Desempenho. Ex: Dell Vostro i7MacBook Pro
  • Personalização. Ex: Nespresso
  • Fazer o que deve ser feito. Ex: ConsultoriasTerceirizações
  • Design. Ex: Peugeot 
  • Preço. Ex: Casas Bahia
  • Redução de custo. Ex: What’s App
  • Redução de Risco. Ex: Anti-vírus para PC’sServiços de TI
  • Acessibilidade. Ex: Decolar. com
  • Conveniência. Ex: iTunesKindle

3. Canais

Envolvem os meios a serem utilizados para comunicar sua proposta de valor, distribuí-la e vendê-la  ao sua público. Então, reflita:

  • Como vamos chegar até nossos clientes?
  • Como eles preferem ser contactados?
  • Quais os melhores meios?
  • Como poderíamos contatá-los agora?
  • Estes canais estão ligados à rotina dos meus clientes?
  • Quais possuem o melhor custo-benefício?

Fases do canal:

  1. Conscientização (Como iremos aumentar sua conscientização sobre nossos produtos e serviços?
  2. Avaliação (Como iremos ajudá-los a avaliar nossa proposta da valor?)
  3. Compra (Como eles comprarão nossos produtos e serviços?)
  4. Entrega (Como entregaremos nossa proposta de valor?)
  5. Pós-venda (Que tipo de suporte daremos?)

4. Relacionamento com clientes

Este bloco desenha o tipo de relacionamento com o qual conquistaremos, estabeleceremos e manteremos com nossos clientes.

  • Que tipo de relacionamento já possuímos?
  • Como iremos melhorar sua experiência conosco?
  • Como ele espera que seja este relacionamento?
  • Como podemos surpreendê-lo?

Exemplos de relacionamento com o cliente:

  • Assistência pessoal. Ex: Call Center
  • Assistência pessoal dedicada. Ex: Coaching, Gerente de banco Uniclass
  • Self Service. Ex: Wix, Bom Negócio
  • Serviços Automatizados. Ex: Sugestões de filmes do Netflix (com base no seu perfil)
  • Comunidades. Ex: Comunidades virtuais do WordPress
  • Cocriação. Ex: YouTube

5. Fontes de Receita

É a proposta de valor  oferecida com  sucesso ao segmento de clientes. Envolve gerar valor com um preço que os clientes estão dispostos a pagar.

  • Por quais valores eles estão dispostos a pagar?
  • Pelo que eles pagam atualmente?
  • Como preferem pagar?
  • Como é a relação entre valor percebido X preço cobrado?

Formas de gerar receitas:

  • Venda. Ex: Produtos diversos
  • Taxa de uso. Ex: Hotéis
  • Taxa de assinatura. Ex: Netflix
  • Empréstimos/Aluguéis/Leasing. Ex: Localiza
  • Licenciamento. Ex: Microsoft Office
  • Taxa de corretagem. Ex: Cartões de Crédito
  • Anúncios. Ex: Google

6. Recursos chave

São os recursos mais importantes para:

  • Oferecer e entregar nossa proposta de valor?
  • Fazer a ‘entrega’ pelos canais de distribuição?
  • Fazer o relacionamento com o cliente?
  • Gerar receita?

Esses recursos podem ser:

  • Físicos
  • Intelectuais. Ex: Patentes da Microsoft
  • Humanos. Ex: Representantes da Bayer
  • Financeiros

7. Atividades Chave

Envolvem todas as atividades que sua empresa precisa executar bem.

  • Quais atividades precisamos executar bem para fazer nosso modelo de negócios funcionar?
  • Que atividades nossa proposta de valor, canais, fontes de receita e relacionamento requerem?
    • Prospecção
    • Produção de conteúdo
    • Eventos
    • Manutenção de plataforma/site

8. Parceiros Chave

Mostram a rede dos principais fornecedores e parceiros que trazem atividades e recursos externos. Essas alianças otimizam seu modelo de negócios, reduzem riscos e fornecem recursos.

  • Quais são nossas principais parcerias?
  • Que atividades estes executam?
  • Quais recursos principais estamos adquirindo destes?
  • Que atividades-chaves eles executam?

9. Estrutura de Custos

Descrevem todos os custos envolvidos envolvidos na operação do modelo de negócios.

  • Quais são os custos mais importantes em nosso modelo de negócios?
  • Quais recursos principais são os mais caros?
  • Quais atividades-chave são as mais caras?

Vamos ver um modelo Canvas de negócios na prática?

Modelo Canvas de Negócio do Dropbox

Dropbox

canvas

(Esse é um modelo resumido. Ao fazer o seu modelo de negócios, poderá incluir maiores detalhes.)

Dica Final: Trace metas relevantes e factíveis para o seu negócio, tendo em vista prazos de 3, 6 e 12 meses. Utilize o Canvas para inovar na implementação de novas estratégias para atingir as metas traçadas.

>> Como estabelecer boas metas – 7 passos simples! <<

Ja baixou o mapa para o seu Canvas? Clique AQUI (Experimente ampliar para o formato A3).

Espero que este artigo tenha sido útil para você. Desejo que não penas tenha achado interessante, mas que implemente a ferramenta fornecida.

Aproveite e deixe seu comentário abaixo, dizendo o porquê gostou desse artigo.

Saudações!

 

Márcio Silveira ajuda empresários  com dificuldades em alcançar grandes metas a obterem rentabilidade, realização profissional e liberdade para fazer o que quiserem com seu tempo.

2 thoughts on “Canvas: Planejamento estratégico de negócios em apenas uma página

  1. Rejane Olivera

    Achei extremamente simples e bem feita a exposição!
    Na verdade nunca, havia encontrado uma explicação tão amigável.
    Quando tiver mais lições como essa, sobre empreendedorismo, me envie, por favor.
    Obrigada
    Bom dia!

    Reply

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