Uninter – 1

Corinthians e Galo são cabeças de chave na Libertadores

Por Edir Lima

(Foto: Marcos Ribolli/Divulgação)

(Foto: Marcos Ribolli/Divulgação)

O comitê executivo da Conmebol divulgou nesta segunda-feira (21) os critérios para a definição do ranking para o sorteio dos grupos da Copa Libertadores 2016 e já divulgou quem serão os cabeças de chave. O Brasil tem dois representantes: Corinthians e Atlético-MG. Os cabeças de chave são River Plate (2), Boca Juniors (1), Peñarol (3), Nacional do Uruguai (5), Olimpia (7), Corinthians (9), Atlético Mineiro (13), San Lorenzo de Almagro (14). Os números ao lado dos nomes dos times fazem referência ao posicionamento das equipes no ranking.

O diretor de competições da entidade, Hugo Figueiredo, esclareceu que o sorteio evitará o encontro de equipes do mesmo país numa chave. Ou seja, se o Palmeiras for sorteado para o grupo encabeçado pelo Corinthians, por exemplo, será automaticamente colocado no próximo grupo que não houver brasileiros. A regra valerá para todos os países.

O critério não se aplica ao São Paulo, que ainda vai disputar a primeira fase da competição, antes da etapa de grupos.

Foram levados em conta a performance dos times nos últimos 10 anos, com relação aos pontos conquistados na Libertadores de 2006 a 2015; o coeficiente histórico, pontos na Libertadores de 1960 a 2005; além dos campeões do torneio.

A Conmebol ainda divulgou os times que estão em cada pote do sorteio, que será realizado nesta terça (22).

Pote 2: Gremio (16), Emelec (18), Cerro Porteño (19), Atlético Nacional (20), Bolívar (21), Colo Colo (24), Palmeiras (31), The Strongest (33).

Pote 3: LDU (34), Sporting Cristal (38), Deportivo Cali (44), Táchira (49), Rosario Central (71), Melgar (108), Cobresal (123), Trujillanos (175).

Pote 4: Os ganhadores dos cruzamentos da primeira fase da competição – G1, G2, G3, G4, G5, G6, e os mexicanos Pumas e Deportivo Toluca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *