Salto Fino 1

5 razões para investir na terapia alternativa

Por Caetano Tavares

“Natura sanat medicus curat” (Hipócrates (460 – 377 a.C.)

terapia alternativaVocê não acredita em Terapia Alternativa? Nada demais e nada preocupante. Hipócrates, o médico e filósofo grego, não concordou com a medicina convencional daquela época, na qual os diagnósticos consideravam superstições, religiões, espíritos e magia. Para ele – considerado “O Pai da Medicina”– a doença acontece quando as Leis da Natureza são transgredidas. Hipócrates defendeu que somente a Ciência pode praticar a Medicina, pois se baseia em observação, evidências e estudos. Mas esse mesmo defensor da Ciência como propulsora da Medicina utilizou a dieta, o ar puro, as águas medicinais, as ervas e os exercícios nos tratamentos. Hipócrates se utilizou de terapias que os usuários da Terapia Alternativa – dos dias de hoje – ainda se beneficiam.

As terapias no ocidente se aperfeiçoaram, a medicina oriental trouxe contribuições milenares e, hoje, cada Terapia Alternativa tem seu “paciente fiel”.

Basta estudar Hipócrates para encontrar ótimas dicas sobre Terapias Alternativas. É possível elaborar – aproveitando suas palavras – 5 boas razões para usufruir de terapias mais naturais que respeitam a imensa força e capacidade restaurativa da natureza:

  1. Acredite em seu médico interior – Todas as pessoas têm um médico interior, só temos que ajudá-lo no seu trabalho. A maior força de cura está dentro de cada ser. Nossa alimentação deve ser o nosso medicamento. O nosso medicamento deve ser nossa alimentação.
  2. Reconheça a Saúde como o seu bem de maior valor – Qualquer homem inteligente deve considerar a saúde como seu valor mais fundamental. Por isso deve ter o entendimento necessário para poder “ajudar-se a si mesmo” e conseguir fazer suas escolhas. O leigo, quando versado nos assuntos terapêuticos, em nível razoável, se beneficia mais do que aquele que os ignora.
  3. Priorize a alimentação e o exercício físico – Se a humanidade puder dar a cada individuo a quantidade e qualidade certa de nutrição e exercício físico, ela terá encontrado o caminho mais seguro para a saúde.
  4. Entenda a doença como uma consequência, não uma causa – É mais importante saber que tipo de pessoa tem uma doença do que saber que tipo de doença a pessoa tem.
  1. Considere a doença como um aprendizado, uma purificação – Um homem sábio deve considerar a saúde a maior bênção humana e aprender, através do seu pensamento, a se beneficiar das doenças (aprender com elas).

Hipócrates afirmava que “o Médico cura, a Natureza sara”. Existem então muitas formas diferentes para sarar. Esses e outros temas para quem prefere se curar ou sarar de forma não agressiva serão discutidos no CURA BRASIL: o 1° Fórum Brasileiro Online para Usuários de Terapias Alternativas. A Folha do Rio de Janeiro está dando Apoio Cultural ao evento gratuito que trata a Terapia Alternativa como meio transformador da qualidade de vida através da saúde integral.

Para saber mais sobre o CURA BRASIL 2016, faça sua pré-inscrição (gratuitamente) no linkhttp://www.curabrasil.com.br . A Organização do evento encaminhará ao seu e-mail todas as novidades que antecederem ao CURA BRASIL.

Folha do Rio de Janeiro e Cura Brasil: Vida Saudável é Vida Feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *