Ana Alarcon – Topo

Como surpreender seu possível cliente em 30 segundos

Por Márcio Silveira

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Foto: Reprodução/Internet

Você acaba de entrar em um elevador, e dentro dele está um importante prospectivo cliente.

De repente, ele puxa assunto com você e pergunta o que você faz. Você quer muito fechar negócio com ele, e precisa surpreendê-lo. Mas possui apenas um curto espaço de tempo entre os andares, onde precisa ter um discurso breve, conciso a altamente relevante para despertar o interesse dele.

Você tem um discurso de elevador excepcional?

O discurso de elevador surgiu nos anos 60 (Segundo o Livro Guia do Vendedor Profissional, de Matheus Grzesiak). Um empreendedor estaria à procura de um investidor na bolsa de valores em Wall Street e a única oportunidade que ele tinha para atrair o investidor e vender sua ideia eram os poucos segundos dentro de um elevador.

Se você deseja ser um empreendedor de elite, deve ter o seu discurso pronto. E este deve ser excepcional, mesmo que não seja para falar-lhe em um elevador (óbvio…rs). Mas como fazê-lo?

1. Diga quem você é;
2. O que você faz;
3. Quais problemas você resolve;
4. Quais os benefícios para seu cliente;
5. Uma proposta irresistível que gera diferenciação do mercado;
6. Uma chamada para ação (irresistível) na forma de pergunta.

Vamos exemplificar?

Meu nome é Fábio e administro a loja Verdine, que atende a revendedoras de Semi-Jóias.

Eu ajudo qualquer pessoa que deseja complementar sua renda trabalhando nos horas vagas por fornecer jóias e semi-jóias 100% consignadas e com lucratividade de 40% para a revendedora. Elas tem se beneficiado bastante, ganhando em média R$ 2.000,00 por mês e ainda tem tempo para cuidar de seus afazeres pessoais.

Faço isso há 5 anos e já ajudamos a mais de 2500 revendedoras no RJ a conquistar uma vida melhor. Faremos um happy hour gratuito nesta sexta com uma breve palestra com o tema: Como Ganhar R$ 1.000 reais eu seu primeiro mês como vendedora.

Posso agendar um lugar pra você?

Uma segunda forma, ainda mais concisa:

1. Diga quem você é e o que você resolve (de uma vez),
2. Como você faz
3. Os benefícios
4. Chamada para ação

Meu nome é Márcio Silveira e ajudo donos de negócios a alcançarem o dobro de resultados na metade do tempo previsto.

Uso técnicas científicas, reconhecidas, que potencializam produtividade e performance.

Dessa forma, eles tem menos estresse, maior lucratividade e tempo livre para usufruírem sua vida.

Gostaria que eu lhe ajudasse alcançar tudo isso?

Apenas tenha cuidado para não cair na armadilha da suposição: você supõem que seu prospectivo cliente tem um problema que você resolve, quando, na realidade, ele não tem esse problema. Então, pesquise bem e tenha um embasamento sólido antes de oferecer alguma solução.

Dicas finais:

1. Esteja vestido de acordo, para falar do que faz com coerência;
2. Atente-se ao seu tom de voz. Fale de modo claro e perceba se o ouvinte está acompanhando a linha de raciocínio
3. Atente-se à sua linguagem corporal. Evite ficar com os braços cruzados, ou fazer gestos muito expressivos (menos é mais!!);
4. Treine a sua equipe para ter o mesmo discurso persuasivo.

Que tal se apresentar de maneira irresistível abaixo nos comentários?

Saudações!

ps: Se você é empreendedor, baixe gratuitamente o ebook 7 Passos para Driblar a Crise- Checklist Definitivo, disponível para download, AQUI.

Márcio Silveira é Coach de Negócios e Palestrante. Tem auxiliado empresários e empreendedores a aumentarem sua performance empreendedora, resultando em rentabilidade, realização profissional e tempo livre.

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