Alecs – 1

Comissão aprova projeto de Roberto Sales que estimula a dessalinização de águas

Por Edir Lima

Foto: Roberto Ribeiro

Foto: Roberto Ribeiro

Brasília (DF) – O Projeto de Lei nº 1.799/15, de autoria do deputado federal Roberto Sales(PRB-RJ), que estimula a atividade de dessalinização de águas, foi aprovado, no último dia 11, pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. O texto altera o Artigo 25 da Lei Federal nº 10.438/2002.

Segundo o deputado, a aprovação é uma vitória, pois apressa as ações para reforçar a oferta de água, assegurando assim o abastecimento da população que sofre com a escassez em vários estados.

“A proposta propõe uma alternativa para a utilização da água, procedimento executado em vários países “, disse.

Atualmente, são vários os países que realizam a dessalinização para a produção de água potável. É o caso de Israel, cujo processo dá conta de 67% de toda a água doce consumida no país. Outros países que também adotam essa estratégia são Emirados Árabes, vários estados dos Estados Unidos, Kuwait, Japão, Austrália, Argélia, entre outros.

Do total de água no planeta, apenas 2,5% são água doce e todo o restante é dos oceanos. Com a crescente escassez de água doce, a água do mar se destaca como o grande reservatório da humanidade, especialmente em vista de novas tecnologias que tornam a dessalinização um processo rápido e viável.

O processo de dessalinização dura cerca de 30 minutos e consiste na denominada “osmose inversa”, na qual, por intermédio de pressão, a água do mar atravessa um sistema de membranas que separa o sal de outras substâncias, tornando-a potável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *