IAPP – 1

Qual a diferença entre coaching e terapia?

Por Camilly Gabry

Apesar de o coaching estar sendo amplamente divulgado e conhecido pelas pessoas, seu conceito ainda tem sido confundido com inúmeras técnicas, principalmente com a psicoterapia.

Esse tema é uma constante em meu dia a dia, em que tenho que ser mais ética o possível e distinguir quais demandas são do coaching e quais são da psicoterapia. Seria fácil para os coaches atender e começar um processo independente do tema, mas não seria ético.

No processo de coaching a pessoa tem um objetivo ou uma meta e, em conjunto com o profissional, através das ferramentas do método coaching, constroi um caminho maduro e bem elaborado para o lugar em que deseja chegar. Muitos, inclusive, querem ter um objetivo, sendo isso também uma atribuição do coach. Ou seja, o coach, em conjunto com o cliente, elabora uma meta a ser alcançada. O motivo pelo qual as empresas têm adotado o método coaching (que tem dado certo em quase cem por cento dos casos) é: geralmente as solicitações empresariais são essencialmente demandas para um coach. Não há o que se discutir.

Ocorre que, determinadas pessoas chegam em meu escritório com demandas da psicoterapia, por apresentarem sintomas de depressão. O coach promove mudanças comportamentais extraindo o melhor que o cliente tem, mas o psicoterapeuta dispõe de recursos mais eficazes para crises de depressão e pensamentos suicidas, por exemplo. O ideal seria todos passarem por uma triagem e, nela, saberiam se sua demanda é do coach ou do psicoterapeuta. Na primeira sessão que tenho com meus clientes já faço essa triagem e me sinto bem em encaminhá-los para alguém que efetivamente seja adequado para aquele momento. Afinal, o coach, para ser bom, precisa estar alinhado com a missão de vida de desenvolver e ajudar pessoas. O objetivo sempre deve ser: saúde mental e qualidade de vida.

É preciso ressaltar que os processos podem se complementar em diversos casos e se todos os coaches tivessem a consciência e a humildade de se ater às demandas que seu método abrange, não haveriam pessoas se confundindo e denegrindo nosso método, que é tão eficaz, eficiente e transformador.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *