Leandro Cunha – Topo

Advogados têm novo Código de Ética e Disciplina

Por Agência Brasil

Foto:Reprodução/Internet

Foto:Reprodução/Internet

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) publicou o novo Código de Ética e Disciplina do advogado. Segundo a entidade, uma das principais inovações é a advocacia pro bono, que possibilita a advocacia gratuita aos necessitados, o que era proibido no código antigo.

As normas estabelecem maior rigor ético para os dirigentes da OAB. E, caso haja um processo disciplinar, o caso deve ser aberto no prazo máximo de 30 dias, para agilizar as punições.

Para a OAB, outro avanço é a permissão de publicidade dos serviços dos advogados por meios eletrônicos, como redes sociais, desde que de forma moderada e sem tentativa de captação de clientela.

Entre os princípios éticos do advogado, agora, está o estímulo aos meios extrajudiciais de resolução de disputas, como mediação e conciliação, com o objetivo de prevenir a instauração de processos judiciais.

O novo código foi publicado na edição de hoje (4) do Diário Oficial da União.

 

One thought on “Advogados têm novo Código de Ética e Disciplina

  1. LUCIA HELENA RIBEIRO LEMOS

    As inovações são sempre bem vindas principalmente quando colocadas em prática. As mudanças demoram mas, um dia chega. Obrigada. amiga. Gostei.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *