Uninter – 1

Três dicas fundamentais e poderosas para vencer o medo de falar em público!

Por Altamir Lopes

VOCÊ PODE E DEVE APRENDER A FALAR EM PÚBLICO!

VOCÊ PODE E DEVE APRENDER A FALAR EM PÚBLICO!

Falar em público talvez seja um dos maiores desafios que hoje se confrontam os profissionais. Porém, é uma das ações mais requisitadas na vida corporativa – desde o recrutamento e seleção até a manutenção da própria carreira. E, se essa habilidade não for desenvolvida, certamente não será apenas no ambiente corporativo que a sua carreira sofrerá prejuízos. Muitas oportunidades podem simplesmente escapar de suas mãos e do alcance de sua voz, por vezes irremediavelmente. Portanto, vamos tratar desse assunto com três dicas básicas que, com certeza, lhe ajudarão a ganhar um pouco mais de confiança quando tiver que “enfrentar” uma platéia.

Vamos começar pelo âmago da questão. Até hoje não vi importância maior entre os elementos que impulsionam uma boa apresentação em público do que acreditar muito no que se tem a dizer. As palavras que saem do íntimo possuem mais peso do que as simplesmente replicadas e este mesmo peso é tão grande que se torna muitas vezes impossível ‘segurá-lo’ na garganta. Um bom exemplo disso vem da seguinte situação: imagine-se estar num prédio com um saguão cheio de pessoas. Num dado momento, você foi o primeiro e único a detectar um princípio de incêndio no local  e ao seu lado há um megafone. Consegue-se imaginar indo embora sem fazer absolutamente nada? Claro que não! Acreditar que poderá salvar vidas, somado com a responsabilidade imputada pela situação será uma forte motivação para por a “boca no megafone”. Bem, é claro que nem tudo o que pretendemos ou precisamos falar em público possui um apelo tão desesperador, mas essa ilustração demonstra o quanto que acreditar naquilo que precisamos ou queremos falar para uma plateia pode ser um excelente combustível para vencer o medo de se fazer uma apresentação.

Portanto, a primeira dica para você começar a ganhar confiança na sua missão de falar em público é: pense no motivo e na importância que o move a fazer uma apresentação. Pergunte-se: tenho algo de valor a apresentar? Acredito no que estou dizendo? Que tipo de coisas os meus ouvintes concluirão a meu respeito após a minha apresentação? O que estou falando reflete o que faço na minha vida e vice-versa? O que apresentarei ao público ajudará algum grupo ou pessoa em particular? Com essas perguntas certamente você estará começando e, ao mesmo tempo, sedimentando o seu desenvolvimento na arte de falar em público.

A segunda dica fundamental para se conseguir vencer o medo de falar em público é uma excelente preparação. E não falo apenas a respeito de domínio de matéria, de conteúdo. É fundamental conhecer dados a respeito do público, dos ouvintes. Estar bem preparado com conteúdo de qualidade e conhecer bem o seu público lhe garantirá trazer à tona informações relevantes, confiáveis e de peso.

Por último, assim como entendemos que um atleta gasta inúmeras horas no seu treinamento para muitas vezes fazer uma performance de poucos minutos, é impossível admitir que seja possível realizar uma excelente apresentação – seja de 5 minutos ou de 2 horas – sem se ter investido bastante tempo nos ensaios e treinamentos. A terceira dica, portanto, é essa: treine, treine, treine e…treine. E que seja um treinamento de alto nível. Grave o que está falando, ouça sua gravação. Apresente-se em frente a um espelho. Peça a alguém que o ouça etc. Vale fazer qualquer esforço para sua apresentação ficar bem apurada!

Que tal conversar mais sobre o tema? Escreva para altamirlopes@folharj.com.br sua opinião, crítica ou sugestão! Grande abraço!

 

Altamir Lopes

2 thoughts on “Três dicas fundamentais e poderosas para vencer o medo de falar em público!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *