Uninter – 1

14 lições de quem recomeçou a vida

Por Simone Rabello

Quando recomeçamos nosso maior desejo é saber quando estaremos prontos. Prontos pra seja lá o que for que torne o que nos machucou passado. Parece que ninguém passa por perdas, especialmente as afetivas, sem um conjunto de lições aprendidas que dissolvam tudo o que foi vivido de ruim e doloroso na arte de ser feliz seguindo adiante. Esse conjunto se incorpora em nós durante uma caminhada que é feita a maior parte do tempo as escuras, ou a meia luz. É um momento em que os olhos sabem menos que os pés que se adiantam em tocar o chão sem saber se é mesmo chão o que haverá debaixo deles. No início os passos são rápidos e há pressa em se sair da floresta escura, mas depois que o coração se acalma e a aceitação te invade, a mata escura se transforma numa benção, de sons, texturas, cheiros e novos sentidos e aí você percebe que o melhor é caminhar sem pressa enquanto se vai o prazer de conhecer o caminho te invade e te leva ao reencontro com alguém inteiro: você. É no caminhar que o aprendizado se consolida no coração e você volta a fazer sentido!

Sempre me perguntam: “o que eu tenho a aprender com tudo isso?” e eu sempre respondo: você vai saber quando o caminho entre o seu coração e a sua mente ficarem tão curtos que pensar vai ser um hábito menos importante que sentir e acreditar em seu coração. Posso te contar o meu, mas as minhas lições serão minhas e só te farão sentido quando as suas estiverem dentro de você.

1 – Aprendi a ser mais forte.

2 – Aprendi que ninguém conhece ninguém por inteiro.

3 – Aprendi que o presente é o único tempo que temos de verdade

4 – Aprendi que amar sempre vale a pena, porque no fim das contas só vive o amor quem tem coragem de amar de verdade e não quem precisa se sentir amado pra saber que viveu um grande amor.

5 – Aprendi que você pode ser intensamente amado de volta por um tempo e depois não ter mais nada, e que ainda assim era amor porque “Não é o amor que sustenta os relacionamentos. É o modo de se relacionar que sustenta o amor”.

6 – Aprendi que se alguém te ama de volta e você não acredita, o único que perde é você, porque um dia tudo acaba e você terá vivido por mais tempo que o necessário a verdade inventada do “não amor” e sua memória não vai fazer você se sentir amado no presente!

7 – Aprendi que o melhor amor é aquele em que você não precisa definir como nada em sua vida. Ele é o que é por quanto tempo estiver a fim de existir.

8 – Aprendi que amar é um verbo pra se conjugar junto, mas sem que um diga pro outro como se deve conjugar.

9 – Aprendi que filhos são pra sempre, graças a Deus! Porque os amores às vezes passam rápido e quando deixam filhos, concentram o seu melhor numa vida que te faz sorrir todos os dias.

10 – Aprendi que a pressa não é inimiga da perfeição! É inimiga da felicidade e da paz interior.

11 – Aprendi que preciso viajar mais, porque o mundo é lindo e eu adoro coisas bonitas!

12 – Aprendi que sou feliz e que felicidade não é ausência de problemas cumulada com toneladas de dinheiro e perfeição do mundo externo. Felicidade é escolha independente do ter…

13 – Aprendi que as minhas lições serão minhas e que podem até servir pra outras pessoas, mas que elas gloriosamente terão as suas próprias e a riqueza disso faz única cada experiência e cada um que vivemos como amores.

14 – Aprendi que estar pronto é descobrir-se sem medo, feliz por se encontrar com sua luz e sua sombra, porque o que você é sempre vai valer a pena!

(Dedico esse texto a minha amiga Rita Azevedo que me ensinou que pessoas sempre valem a pena e que vive-las é o prazer inimaginável de experimentar o encontro de almas e corações que faz o viver ter sempre o melhor dos sentidos: amar!)

14licoes

2 thoughts on “14 lições de quem recomeçou a vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *