Uninter – 1

Torne a concorrência irrelevante: Aprenda com o Cirque du Solei

Por Márcio Silveira

A maioria dos empreendedores que conheço estão equivocados.

Por que?Trabalham muito para superar a concorrência.

Nesta batalha, investem tempo e dinheiro, e nem sempre conseguem resultados satisfatórios. Mas continuam a fazer tudo igual, acreditando que terão novos resultados… não acha isso um equívoco?

Mas podemos aprender uma grande lição com o Cirque du Solei.

Acredito que todos já ouviram falar. É aquele circo que NINGUÉM consegue copiar.

foto: reprodução internet

Alguns dados:

  • Eles não tem concorrentes
  • Os ingressos são caros (chegam a mais de 600 reais)
  • Empresa é avaliada em 1,5 bilhão de dólares

Bem, você talvez se pergunte: ‘Como o Cirque du Solei vai ajudar o meu negócio?’
A resposta: Aprenda com sua estratégia.

Ao invés de se esforçarem para superar seus concorrentes, eles se concentraram para tornar a concorrência irrelevante, por oferecer um grande salto de valor em relação aos demais:

  • Diversão e vibração do circo, porém, com sofisticação intelectual e a riqueza artística do teatro
  • Palhaços com humor mais refinado
  • Conforto para o público, em ambiente agradável e poltronas confortáveis
  • Trilha sonora e iluminação própria, selecionadas e personalizadas para cada espetáculo
  • Nesse momento, você pensa: “Márcio, com dinheiro também consigo inovar meu negócio! Ai fica fácil!”

Mas espere… você acha mesmo que eles investiram mais do que os circos comuns? Ledo engano!

O Cirque du Solei eliminou:

  • Animais
  • Descontos para grupos (hábito comum aos circos)
  • Vários picadeiros
    Astros circenses
  • Assim eles conseguiram se diferenciar e reduzir drasticamente os custos, e a lucratividade se manteve lá em cima.

LIÇÕES

  • Ao invés de competir nos espaços existentes do mercado, CRIE novos espaços, ainda não explorados.
  • Dedique tempo ao estudo de estratégias que sejam relevantes, com alto valor agregado, sem aumentar os custos.
  • Seja criativo. Que tipo de lacuna o seu negócio pode preencher que ainda hoje não é preenchida por nenhuma empresa do mesmo ramo que o seu?
  • Seja inovador, mas com alto valor agregado. Assim, as pessoas estarão dispostas a pagar pelo que oferece.
  • Torne-se um GRANDE empreendedor. Para isso, invista MUITO em si mesmo, afinal você é o único responsável pelo seu sucesso. Leia, estude, inove, organize-se, planeje, motive-se, aprimore-se.
  • Planeje o sucesso, e sua trajetória para alcançá-lo. Ao fazer isso, esteja atento a pontos de melhoria, não apenas de sua empresa, mas de si próprio, na qualidade de empresário/empreendedor. Evite dar desculpas para realizar as mudanças (éticas e honestas) para tornar suas idéias em realidade.
  • Lembre-se que a inovação de valor vai muito além de inovar, é uma estratégia que envolve todo o sistema de atividades da empresa.

A inovação de valor ocorre na área em que as ações das empresa afetam favoravelmente sua estrutura de custos e sua proposta de valor para os compradores. Obtêm-se economias de custos mediante a eliminação e redução dos atributos de competição de setores similares. Aumenta-se o valor para os compradores ampliando-se e criando-se atributos que nunca foram oferecidos pelo setor.

Este artigo foi baseado no livro A Estratégia do Oceano Azul. Recomendo a leitura!
Até breve!

 

Márcio Silveira é Business Coach e ajuda a donos de negócios a alcançarem o dobro de resultados na metade do tempo previsto. Estes se beneficiam com maior rentabilidade e tempo livre. www.marciosilveira.com.br

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