Uninter – 1

Assessment PEACKS

Por Camilly Gabry

Folha RJ reprodução internetO aumento da competitividade em decorrência da crise econômica tem exigido medidas efetivas por parte das empresas, o objetivo é minimizar os erros ao máximo. Nesse cenário, o Assessment PEACKS tem se destacado cada vez mais.

O termo Assessment, em inglês, significa “avaliação”, enquanto peaks equivale a “picos”. Logo, podemos concluir que o Assessment Peaks é um teste de picos. Porém, a definição é bem mais profunda e abrangente.

O Assessment Peaks é um sistema extenso e completo baseado na teoria Big Five, que afirma que a personalidade possui cinco dimensões: propósito, energia, afirmação, conhecimento e sustentabilidade. Dessa forma, a avaliação torna-se instrumento importante para quem deseja crescer já que é feito um relatório com com 32 características das competências do indivíduo.

Dessa forma, a expressão é muito utilizada e relacionada à gestão profissional, à recursos humanos e ao recrutamento e seleção onde é possível avaliar a disposição natural de cada um e buscar um conhecimento maior à respeito de suas fraquezas e pontos fortes.

Na minha prática como consultora PEACKS, percebo que o processo é capaz de potencializar resultados e elevar a performance através de um profundo  autoconhecimento, esse autoconhecimento é útil inclusive em casos de orientação profissional para jovens que querem escolher sua área de atuação. O assessment também permite conhecer quais são os pontos fracos a serem melhorados de uma maneira muito mais completa.

É preciso ressaltar que o coaching pode se utilizar do Assessment PEACKS para um maior autoconhecimento do cliente, ele se mostra na prática como uma importante ferramenta ao longo do processo. Ao se conhecer melhor, o coachee tem mais recursos para agir e buscar suas metas. Essa ferramenta também é de grande valia para empresas, um exemplo disso se mostra quando algumas equipes não vão bem por motivos pontuais da personalidade de seus componentes e através do perfil PEACKS é possível realocar pessoas de acordo com seus pontos de personalidade e assim, tornar a equipe produtiva e lucrativa.

Simplificando, a consultoria PEACKS  dura 2 sessões e qualquer pessoa pode fazer, diferente do coaching que precisa de uma triagem para saber se a demanda é de um psicólogo ou de um coach. Por fim, o assessment peais é um método para avaliar o perfil individual, de equipe, organizacional e social de cada um para otimizar o potencial humano e empresarial ao máximo.

Camilly Gabry

www.camillygabry.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *