Uninter – 1

10 passos para planejar uma viagem perfeita (Parte 1 de 2)

Por Carol Pires

Reprodução Internet

Reprodução Internet

Organizar uma viagem não é tão fácil como pode parecer à primeira vista. Seja para planejar um roteiro de curta ou de longa duração, tal empreitada exige tempo, pesquisa e, principalmente, disposição. Para mim, a etapa do planejamento constitui um dos melhores momentos de qualquer viagem. Afinal, a programação acaba por se tornar um aperitivo do que vem pela frente. Ali sentimos que nossas idealizações estão criando forma e se concretizando diante de nossos olhos.

Se você é fã de uma boa promoção (quem não é, né?!) e gosta de dar aquela parcelada, indico que comece a planejar a sua viagem com meses de antecedência. Com esse prazo, as chances de conseguir descontos nas passagens aéreas são muito maiores. Além disso, já é possível deixar a hospedagem e possíveis passeios pagos até a data do embarque.

Comecemos, então, por um agente de viagem: você já tem um? Ele fará todo o trabalho e só lhe restará escolher o destino, adequando as possibilidades ao seu gosto e orçamento. Mas, se você não tem um agente de viagens, não pode ter ou acha desnecessário procurar por um, não se desespere, vem cá que eu te ajudo! Preparei um post especial com 10 dicas imprescindíveis para planejar a viagem ideal.

PASSO 1: DECIDA O DESTINO

Você já sabe qual é o seu destino? Ótimo. Pule para o passo 2. Caso contrário, vou começar falando sobre o que NÃO FAZER.

“Eu quero conhecer a Europa! Quero ir para Paris, Roma, Berlim e Madri. Tenho 10 dias”. Amigo, vem cá, tem certeza?! A gente sabe que a Europa não é relativamente grande, mas tem coisa que é humanamente impossível, sabe?! Paris é uma cidade maravilhosa, que desperdício seria não a aproveitar como realmente merece. Sem contar que, convenhamos, essas localidades que você listou são pra lá de distantes.

Em síntese, o que quero dizer é que, ao decidir o(s) rumos(s) de sua viagem, tente ser o mais específico possível em suas escolhas. Além disso, saiba bem a duração do percurso desejado e não queira fazer a totalidade das coisas de uma única vez. Acredite em mim, se quiser engolir tudo em uma única garfada, você não vai saborear direito nenhum desses lugares. No final, você ainda vai ter que tirar uma folga pós férias para descansar, por mais paradoxal que isso possa parecer. Saiba para onde você quer ir e pesquise sobre o local em questão. Leia revistas, livros, blogs (tô aqui para isso!) e tire todas as dúvidas que eventualmente venham a surgir em sua mente, pois mesmo aquelas interrogações mais mirabolantes têm uma resposta. “Google it”, minha gente.

 PASSO 2: ORGANIZAÇÃO DE CUSTOS

O “quando ir” determinará, entre outras coisas, seu orçamento e programação. Afinal, a alta temporada é “alta” também no preço. Sendo assim, você vai ter que diminuir a cota que iria gastar com acomodação para poder compensar os custos dos passeios. A baixa temporada, por outro lado, já lhe permite esbanjar um pouco mais na acomodação. Sem contar que os valores das passagens aéreas também variam bastante, a depender da época do ano.

Com a data estipulada, a próxima tarefa é destrinchar os custos para determinar especificamente qual o tipo de viagem que você deseja (lembrando sempre que o tamanho do nosso desejo não deve ultrapassar a largura dos nossos bolsos). Uma viagem pode ser econômica, luxuosa ou no estilo “mochilão”. Deve-se pesquisar o preço dos hotéis, albergues, restaurantes, além de possíveis aluguéis e atrações. Com tudo isso anotado, você agora tem um objetivo concreto para trabalhar nos próximos três passos.

PASSO 3: DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Se você está indo para o exterior, certifique-se de que seus documentos estão em ordem. Passaporte válido é obrigatório e alguns países exigem que se apresente visto para entrar e sair do território nacional. Muita atenção quanto a isso!

A melhor forma de saber se é necessário visto, ou não, é entrando em contato com a embaixada do seu destino ou olhando no site oficial da mesma.

Outra questão muito importante é a possível exigência de alguma vacina. Para tirar essa dúvida – e muitas outras –, acesse o site:

http://www.anvisa.gov.br/viajante/”www.anvisa.gov.br/viajante/

PASSO 4: COMPRAR AS PASSAGENS AÉREAS

Já tendo estabelecido a data da viagem, o devido itinerário e o orçamento bem desenhado, é hora, então, de comprar as passagens. Cabe verificar se há ofertas de última hora. Seja de classe executiva ou econômica, ficar atento quanto às promoções é fundamental, pois nessas épocas de vacas magras (leia-se dólar alto), as empresas estão fazendo muitas ofertas relâmpago que duram poucos dias. Uma dica válida é se cadastrar no site das principais companhias aéreas para receber e-mail de descontos.

A vantagem de organizar tudo com meses de antecedência é que você pode fazer um comparativo de valores e horários, para assim encontrar a opção mais vantajosa.

PASSO 5: RESERVAR A ACOMODAÇÃO

Nessa altura do campeonato, não há nenhuma razão para você ainda não ter reservado sua hospedagem, a espera só vai te fazer perder bons preços.

Decidir o hotel é uma das partes mais difíceis. Por vezes, são muitas opções de hospedagem e você não sabe qual alternativa escolher; em outras circunstâncias, quase não tem opção, ou você não sabe em qual bairro ficar. A minha dica primordial é: esteja você procurando pela melhor qualidade ou pelo melhor custo benefício, foque sempre na localização. Sabe o porquê? O barato pode sair caro. Hospedar-se longe dos pontos turísticos pode acarretar despesas extras com aluguel de carro e utilização de táxi, fora o tempo perdido para se locomover.

Um excelente site para pesquisar hotéis é o Tripadvisor. Nele, pode-se acompanhar comentários de viajantes que já se hospedaram nos lugares por você tão desejados. Pesquise sempre! E não se esqueça de se informar sobre a forma de cancelamento da reserva, haja vista as chances de surgirem quaisquer imprevistos futuros.

Na próxima matéria, acompanhe os cinco próximos e últimos passos para planejar a viagem perfeita.

Acompanhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *