Hinode – 1

Jeans – Básico, Clássico e sempre na Moda

Por Camila Cucco | Isabella Felix

Que tal começarmos com algumas curiosidades do artigo de moda mais popular que existe? No ano de 1792, em Nimes, na França, inicia-se história dos jeans. Ficou conhecido como “tecido de Nimes”, expressão que com o tempo foi modificada para “Denim”.
Começou por ser utilizado em roupas para trabalhos no campo e pelos marinheiros italianos que trabalhavam no porto de Génova, por ser um tecido durável. Mais tarde chegou aos Estados Unidos. Na altura da corrida ao ouro na Califórnia, nos anos 1850, um jovem judeu alemão, Levi Strauss, começou a vender lona para as carroças dos mineiros. Percebeu então que as roupas dos mineiros não eram adequadas para o desgaste que sofriam, levando assim um deles a um alfaiate que lhe fez calças com o tecido que vendia para cobrir as carroças, de cor marrom, inicialmente.
Apesar do sucesso das calças criadas por Levi Strauss para os mineiros, o tecido ainda era pouco flexível. Foi assim que então resolveu procurar um tecido que fosse ao mesmo tempo resistente, durável, flexível e confortável de usar. E decidiu procurar esse tecido na Europa.
A cor azul índigo só começou a ser utilizada em 1890 e foi uma estratégia de tornar os jeans mais atraentes.
A popularidade mundial dos jeans apenas começou por volta de 1930, através de filmes de sucesso que retratavam os famosos cowboys americanos. Após o final da 2ª Guerra Mundial, as calças jeans que tanto sucesso tinham tido com os mineiros americanos tornaram-se num tipo de moda.
Por que razão se chamam “jeans” as calças criadas por Levi Strauss?
Os marinheiros genoveses, que começaram a usar o jeans, tinham o costume de chamar de “genes” as suas calças de trabalho. E quando pronunciavam a palavra “genes”, com o habitual sotaque italiano vincado, a expressão acabou por se transformar, com o tempo, em “jeans” e assim se espalhou pelo mundo.
Ainda há quem pense que o Jeans é algo sem graça e simples. Na verdade, o famoso Denim é o artigo de moda mais popular e democrático existente. Caro ou barato, existem milhões de formas de usá-lo. Apenas aponte-me uma pessoa que não possui uma calça jeans no armário! Sabendo as formas de compor acessórios, é possível fazer com que a calça que você usa para trabalhar seja uma bela peça pra ir a um evento mais descolado.

São Paulo Pret a Porter

Site São Paulo Pret a Porter

Hoje, existe uma infinidade de modelos, cortes, lavagens e texturas do Jeans. Desde um básico Skinny a um Destroyed maravilhoso dá pra ousar bastantes nos looks. Enjoou de algum jeans velhinho do seu armário? Customize e aplique pedrarias, o mesmo vai ficar com outra cara e super moderno.

Uma tendência super em alta no momento é misturar peças Jeans no mesmo look. O famoso All Jeans virou febre no mundo da moda. Eu particularmente sou apaixonada e super adepta desse tipo de combinação.

Looks apostados no All Jeans.
Inspire-se:

Isabella Felix - Colaboradora da Coluna de Moda da Folha do Rio de Janeiro

Isabella Felix – Colaboradora da Coluna de Moda da Folha do Rio de Janeiro

Chiara Ferragni

Chiara Ferragni

 

As cores neutras são bastante sofisticadas. É super válido compor jeans com blusões brancos, blazers, maxi colares, jaquetas de couro, sandálias que estão super em alta no verão… O resultado final vai ser um look fashion e casual. Portanto, aposte sem medo, o jeans é atemporal.

Inspirações básicas e maravilhosas com Jeans:

Camila Coelho

Camila Coelho

Thássia Naves

Thássia Naves

image1 (1)

Instagram @inspirindoutfit

 

Instagram @inspirindoutfit

Instagram @inspirindoutfit

Instagram @inspirindoutfit

Instagram @inspirindoutfit

DICAS:
• Flare Jeans alonga a silueta, emagrece e te deixa poderosa.
• Jeans skinny em mulheres um pouco acima do peso fica deselegante.
• Calça com o cós muito baixo além de ser vulgar desvaloriza o corpo.
• Aposte em calças jeans cintura alta, além de emagrecer é super elegante e uma tendência atual.
• Lavagens muito coloridas + brilho transformam o look em um desastre e super over.

O Jeans nunca vai sair de moda e sempre vai se reinventando e atualizando. O que seria do mundo da moda sem ele?! Por isso abuse, ouse e aposte nele, em qualquer estação.

Lembrem de nos seguir no instagram e se manter sempre atualizado – @makingoffashion

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *