Copemac-970×90

Coaching para concurso

Por Camilly Gabry

Folha RJ

Foto: Reprodução/Internet

A busca por estabilidade e por um salário seguro tem atraído cada vez mais os brasileiros e aumentado a procura por concursos públicos. A figura do coach tem se tornado primordial para os que ingressam na jornada do tão sonhado emprego público.
Convidei o Coach e psicólogo José Carlos Dias de Almeida para responder algumas perguntas sobre o assunto.

 

  • Qual a definição de Coaching para concurso?

A definição de coaching para concursos é idêntica a definição de coaching para qualquer outro objetivo, a diferença é que o “concurseiro”, usualmente, já possui um objetivo bem claro e definido, que é a sua aprovação. Podemos definir da seguinte forma:

 “O Coaching é um processo dinâmico de foco nas ações que tem por objetivo aumentar o seu desempenho em concursos, através de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional (o coach) em uma parceria sinérgica e dinâmica com você (o coachee ou concurseiro).

O coaching para concursos coloca você no caminho da aprovação.”

Ainda podemos sinteticamente, dizer que:

APROVAÇÃO = FOCO + AÇÃO + MELHORIA CONTÍNUA

 

  • Como é feito o processo?

A base do processo de coaching para concursos é o entendimento da diferença entre “aluno” e “estudante” e a partir deste entendimento desenvolver as ações de estudante que são as ações necessárias para um melhor desempenho nos estudos e nos concursos.

Aluno – Estuda para passar de ano, usualmente estuda no dia ou na semana da prova, o que garante uma boa nota. Depois muitas coisas são esquecidas.

Estudante – Utiliza uma técnica de estudos para um saber mais permanente, para uma prova que pode acontecer só daqui alguns meses.

 

  • Comumente a figura do coach para concursos é confundida com a do consultor que fornece o material a ser estudado. Você pode estabelecer essa diferença?

O coaching para concursos possui uma dinâmica própria que nada tem com o estudo dos conteúdos das matérias.

O coaching para concursos aborda os seguintes aspectos: funcionamento do cérebro humano (Ex: como minimizar a curva do esquecimento), compreensão do que é ser um estudante, valor central de ser aprovado, importância do foco e das ações, perdas e ganhos ao ser aprovado, administração do tempo, controle dos estados emocionais, correção de rumo, melhoria permanente, etc.
O conteúdo das matérias deve ser obtido nas diversas opções já existentes, como: cursos, apostilas, EAD, etc.

 

  • Qual o diferencial que o processo traz para o concurseiro?

Os principais diferenciais do coaching para concursos são: entender quais ações vão potencializar o seu estudo e a sua capacidade para concurso, dando foco ao “concurseiro”, administração do tempo e o controle do estado emocional.

 

  • O concurso almejado pelo coachee precisa estar estabelecido ou pode ser descoberto no processo de coaching?

Usualmente o coachee “concurseiro” já estabeleceu o(s) concurso(s) desejados, mas, o coaching possui ferramentas eficientes para os que ainda tem dúvidas, ajudando-o na escolha e criando o foco.

 

Psicólogo e coach José Carlos Dias de Almeida.

Psicólogo formado pela UERJ, com pós-graduação em Psicologia Transpessoal, pela UNISA, e formação em: Terapia Estratégica, PNL, Hipnose Clássica e Ericksoniana, Terapia Regressiva e Terapia Sistêmica.

Coach com formação em Personal & Professional Coaching, pela Sociedade Brasileira de Coaching e Practitioner Coaching, pelo Instituto Internacional Japonês de Coaching Pesquisa & Desenvolvimento.

CONTATOS

José Carlos Dias de Almeida

Cel: (21) 999667088

E-mail: coach_jc@yahoo.com.br

Facebook: Coaching para Concursos

Skype: coach.jcalmeida@gmail.com

Site: http://www.sucessoemconcursos.com.br

Camilly Gabry

www.camillygabry.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *