Hinode – 1

Movimentos Culturais e Sociedade

Por Renato Cardoso

Movimentos Culturais e Sociedade

A origem dos movimentos culturais pode ser relacionada a origem dos encontros poéticos com o público, ou até mesmo com a história do desenvolvimento da humanidade como sociedade. De acordo com historiadores, já na Antiguidade, poetas gregos declamavam seus textos em praças públicas, levando cultura e arte ao povo daquela época. Mas, deixemos para uma outra oportunidade a explicação histórica. A proposta é discutir neste espaço a importância dos movimentos culturais para sociedade. Deixo aqui algumas perguntas: O que é um movimento cultural? Quantos vocês conhecem? Já participaram de algum?
Pensando em uma definição para movimento cultural, cheguei à seguinte definição: “Movimento cultural é uma tentativa de ruptura com os ideais vigentes numa dada época, sendo caracterizado por ideias em comuns, criação e data (evento), participantes que agregam valores e acreditam nessa ruptura e, se possível, um manifesto”. O maior exemplo de movimento cultural no Brasil foi a Semana de Arte Moderna em 1922, onde grandes artistas, reconhecimento dado tempos depois, se reuniram e buscaram romper com o estilo artístico vigente no momento, trazendo da Europa influências dos movimentos das Vanguardas Europeias, com o objetivo de criar uma arte genuinamente brasileira.
Com o passar do tempo, esse conceito foi se perdendo devido à massificação de determinadas culturas (conceito abstrato e individual) em detrimento de outras. Dificilmente, hoje, alguém reserva um tempo em sua agenda para ir a um sarau de poesia e música. Só aqui no Estado do Rio de Janeiro tem dezenas, com uma qualidade incrível. Vale citar: Corujão da Poesia, Sarau do Escritório, Uma Noite na Taverna e Diário da Poesia.
Digo isto porque sou ativista cultural e sei o quanto complicado é fazer e produzir arte no Brasil. As dificuldades passam desde a estrutura material para fazer um evento, até mesmo em conseguir pessoas qualificadas, que queiram mostrar suas artes gratuitamente.
Porém, na contra mão disto tudo, a internet ganhou um papel importante neste trabalho de desenvolvimento artístico e cultural. Poetas, músicos e escritores de diferentes partes do mundo trocam ideias e textos, visando um intercambio maior, e, com isso, um aprimoramento de suas artes, o que chamamos de movimento cultural online. Em uma publicação bem feita, nas redes sociais, um escritor é capaz de atingir milhares de visualizações e, assim, gritar para o mundo o que ele pensa.
Mas, os movimentos culturais só chegaram a essa situação, talvez de esquecimento, porque, ao invés de se unirem, se separam cada vez mais (deve ser por questão de ego). Não sou teórico. Não acredito em debates. Acho tudo isso uma perda de tempo danada. Acredito no fazer, no buscar, em se movimentar. Movimentos culturais se unam enquanto é tempo. Ficar reclamando ou debatendo não vai melhorar em nada. Criem meios de serem ouvidos. UNAM-SE contra essa massificação cultural desnecessárias (não estou querendo impor um conceito de cultura, somente lutando para que todos tenham o mesmo espaço).
Cabem aos grupos nascidos para essa ruptura, desenvolver a cultura não só local, mas nacional. Sigam o exemplo de 1922 e recriem a arte e a cultura brasileira. Deem ao povo o que o povo merece. Arte e cultura são direitos de todos.

DICAS CULTURAIS:
Exposição de Pablo Picasso – grande pintor modernista espanhol. Exposição está acontecendo no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) até setembro. – ENTRADA GRATUITA.
LEITURA – Recomendo a leitura do livro “Felipe Daudt – Armadilhas da Mente” do escritor Edris Vasconcellos que conta, em um cenário urbano, o mundo dos motociclistas.
MÚSICA – Ouçam a jovem e talentosa cantora, Tatiani Lima, que está surgindo no cenário musical. Muito boa, vale a pena ouvir. Basta acessar o canal no Youtube com o nome da cantora e ouvir MPB e ROCK.
SARAU – O grupo Diário da Poesia comemora 1 ano de retorno as atividades culturais na cidade de São Gonçalo. Um espetáculo gratuito com muita música, poesia, dança e performance teatral, e o melhor de tudo – ENTRADA GRATUITA. Dia 11 de setembro às 19h30. Maiores informações: www.renatocardoso82.wix.com/diariodapoesia

One thought on “Movimentos Culturais e Sociedade

  1. DÁTIMA DANIEL

    Parabéns Renato! Orgulho do Povo Gonçalense! Olhando pela cultura!! Proporcionando momentos de paz, de beleza e de entretenimento. E principalmente, dando oportunidade aos poetas, aos artistas de maneira geral. Sou sua fã!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *