Hinode – 1

A tecnologia pode ser sua amiga #1: Organizando eventos

Por Rafael Pinho

“Tempo é aquilo que mais queremos, mas que pior utilizamos.”

– William Penn

Dois e-mails: terça às 19h, definitivamente.

Quatro e-mails e sete mensagens de WhatsApp: Não, não e não. É o aniversário de quatro meses do primeiro beijo da Júlia – romântica incurável – e seu namorado, e ela se recusa a adiar a comemoração.

Sete e-mails e quinze mensagens de WhatsApp: então quarta, pela manhã, que é feriado. Sem a menor chance, Daniel tem personal e está levando muito a sério seu projeto de perder peso para o casamento.

Onze e-mails e vinte e nove mensagens de WhatsApp: Talvez domingo, depois do almoço? É um momento um pouco morto da semana, todos devem poder. Todos menos um. Marcos está recebendo o irmão que veio da Argentina e só vai ficar alguns dias.

Depois de todos os caracteres trocados, e emoticons fofos da Júlia, não foi possível escolher o melhor dia e horário para reunir os amigos e relembrar os velhos tempos de colégio conquistando países e esmagando exércitos no War.

Tentar organizar um simples evento e lutar para encontrar a data e o horário perfeitos é um problema relativamente comum. Todo tipo de grupo, como colaboradores de empresas, voluntários, condôminos ou pais e professores de escolas, frequentemente precisam sincronizar agendas – e esta não deveria ser uma tarefa difícil.

Então, se está cansado deste jogo de e-mails e mensagens instantâneas, esta dica é para você.

A ferramenta Doodle, desenvolvida em 2007 e atualmente disponível para iOS, Android e como serviço online, é uma espécie de plataforma de enquetes, direcionada para a eleição do melhor dia e horário de um evento. Com apenas alguns cliques o organizador cria um evento, fornece a localização e a descrição, e – aqui é onde a mágica acontece – seleciona os dias e horários disponíveis para a sua realização. Em seguida, insere o e-mail de cada um dos convidados, e o sistema os notifica das opções de datas. Com base nas respostas, o organizador escolhe a data do evento e o sistema envia para todos um e-mail de confirmação. Talvez você sinta falta das dezenas de mensagens fofas da Júlia, mas por outro lado só vai interagir com a ferramenta uma ou duas vezes.

O Doodle possui a vantagem de não exigir cadastro, o que o torna bastante dinâmico no dia a dia. Se estiver interessado em investir alguns dólares pelo plano anual do aplicativo, você ganha alguns benefícios interessantes, tais como a integração com os calendários mais utilizados (iCloud, Google, Yahoo e Outlook), maior segurança para você e seus convidados através de páginas criptografadas de enquetes e a clássica remoção de anúncios. Mas quem não gosta de anúncios?

Existem algumas dezenas de aplicativos similares, com pequenas diferenças de funcionalidades, como o TimeBridge, o Congregar e o Tungle. O Doodle é um dos mais utilizados, mas aplicativos hoje em dia são como frutas em uma feira, vão ao gosto do freguês. Basta fazer uma rápida pesquisa no seu buscador preferido (particularmente, duvido da sanidade daqueles que não utilizam o Google) para encontrar outras opções. E assim não perdemos o foco, que é jogar War, gastando menos tempo marcando o encontro e mais tentando conquistar Vladvostok.

Tela inicial - Criando um evento

Tela inicial – Criando um evento

Selecionando dias e horários

Selecionando dias e horários

Convidando pessoas

Convidando pessoas

Tela de confirmação

Tela de confirmação

Rafael Pinho

2 thoughts on “A tecnologia pode ser sua amiga #1: Organizando eventos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *