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Menopausa – o segredo para aliviar seus sintomas

Por Diego Veiga

Foto: Reprodução Internet

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Um processo biológico natural do organismo das mulheres, mas muito temido por seus sintomas, é a última menstruação. É quando os ovários param de funcionar e deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona. Esse estágio, conhecido como menopausa, normalmente ocorre com as mulheres na faixa etária entre 45 e 55 anos, possuindo alguns desconfortos como: ondas de calor, suores noturnos e insônia.

Por outro lado, uma boa alimentação, sempre equilibrada e bem variada, pode garantir melhor aporte de vitaminas e minerais necessários, a fim de garantir mais disposição e uma melhor qualidade de vida para a mulher nesse período. Assim, é possível amenizar esses incômodos, sendo a alimentação adequada o segredo para melhorar a saúde ou até mesmo para adquiri-la.

Passo a citar, então, alguns exemplos de alimentos saudáveis que, conforme estudos científicos, servirão para atenuar muitos dos sintomas sofridos pelas mulheres que passam pela menopausa.

 

Vitamina E: diminui as ondas de calor.  Fontes: Sementes oleaginosas e óleos vegetais.

Vitamina B6: importante para a formação de neurotransmissores (triptofano), melhorando o bem estar.  Fontes: cereais integrais, ovos e grãos.

Vitamina C: necessária para síntese de hormônios ovarianos. Fontes: Frutas cítricas.

Vitamina D: reforça o sistema imunológico, melhora a absorção de cálcio. Fontes: óleos vegetais, manteiga.

Selênio: antioxidante e fortalece as funções cerebrais.  Fonte: castanha do Pará.

Ômega 3: melhora as funções cerebrais, impulsos nervosos, regula a ação insulínica – glicose, diminui colesterol ruim (LDL) e melhora a fluidez sanguínea.  Fontes: linhaça e peixes de água fria.

Portanto, cuidar da alimentação significa poder usufruir de uma vida mais saudável. Consulte seu nutricionista. Experimente, cuide-se e viva melhor.

Nutricionista Diego Veiga

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