FBIE – Topo

Tudo tem um começo

Por Elias Houaiss

Foto: Reprodução/Internet

Foto: Reprodução/Internet

Prezados leitores, meu nome é Elias Houaiss e, junto com o nascimento do nosso jornal, estou começando a escrever esta coluna sobre empreendedorismo. Mas, afinal de contas: o que é empreendedorismo? Por que escrever sobre isso? E o mais importante, por que ler sobre isso?

Enquanto escrevo vieram à minha cabeça diversos significados da palavra empreendedorismo, uns mais poéticos, outros mais denotativos, mas basicamente posso definir empreendedorismo como a arte (sim, é uma arte!) de começar algo novo a partir de uma necessidade. Por exemplo, um aplicativo que reduz o tempo em filas de espera, um espaço com estações de trabalho compartilhadas, uma academia com métodos diferenciados de treinamento e, até mesmo, um delivery para entrega de pizzas. Todas essas ideias nasceram a partir de uma oportunidade identificada, ou seja, começaram com uma atitude empreendedora.

Legal, mas será que vale a pena escrever sobre isso? Desde pequeno sou fascinado por novidades, principalmente aquelas que mudam a nossa vida para melhor. Com o tempo fui descobrindo que eu poderia ser o autor de algumas delas e que com isso poderia ajudar muitas pessoas e ainda ganhar com isso (não só o dinheiro!). Sendo assim, estou aqui escrevendo para compartilhar essa paixão e convidar você, leitor, a refletir sobre esse tema.

Ok, mas devo perder meu tempo lendo isso? Tudo na vida tem um trade-off (perde e ganha). Cabe a você avaliar qual, de fato, é a melhor escolha. Se parar para pensar e realizar que poderia, neste exato momento, estar na praia, no cinema, com os amigos ou fazendo qualquer outra atividade de lazer, ou até mesmo avaliar que seu tempo é precioso demais para gastá-lo lendo, talvez essa coluna não vá servir de nada para você. Mas se o seu desejo por mudança, por construir algo novo, grandioso, melhorar a vida das pessoas, ganhando com isso, e, até mesmo, realizar seus sonhos for mais importante do que isso, sim, você está fazendo a escolha certa!

Além de uma introdução do que será a nossa coluna, gostaria que vocês refletissem que para tudo na vida (não só empreender), devemos dar o start, o pontapé inicial. Reflitam quais as necessidades de vocês, quais as suas motivações, quais os seus sonhos. Meu objetivo com essa coluna não é dizer que empreender é o único caminho certo, e sim dizer que vocês podem ser e fazer o que quiserem, mas para isso, assim como esta coluna, devemos começar! Por que não agora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *