Uninter – 1

A relevância do Departamento de RH na sua empresa

Por Altamir Lopes

Foto: Reprodução/Internet

Foto: Reprodução/Internet

“Por favor, compareça ao RH!” Essa é uma das frases mais importantes e decisivas no ambiente corporativo. Depois de ouvi-la, normalmente a sua vida com a empresa (ou ex-empresa) começará a mudar.

Pois é… Se a famosa barca está aportando ou zarpando na sua corporação, é no Departamento de Gestão de Recursos Humanos – (especialmente no guichê do DP) que você carimbará sua passagem para a viagem – de partida ou chegada. Portanto, independentemente da sua área na corporação, você só tem a ganhar ao aprender um pouco mais sobre esse setor e os seus gestores, que insistem em falar de treinamento e motivação e parecem amar fazer reuniões…(das quais eu gosto muito, quando são produtivas).

Antes, durante e depois da sua vida na empresa, alguém sempre estará estudando VOCÊ!
Antes, durante e depois da sua vida na empresa, alguém sempre estará estudando VOCÊ!

E aí? Qual é a sua dificuldade, quando se trata de gestão de pessoas, no ambiente corporativo? Relação Hierárquica? Promoções? Pedir aumento de salário? Estão te tratando como uma impressora multifuncional? Aquela colega fofoqueira que morre de inveja de você anda boicotando seus projetos? Acha que o seu chefe está no último nível do que pode ser insuportável? Ou você sente que, se os seus funcionários estivessem trabalhando no concorrente, a sua empresa ganharia mais? Será que sua empresa não é bem aquilo que você esperava no dia da sua efetivação e mais parece que você foi contratado para algum tipo de zoológico anárquico cheio de jararacas, ou, quem sabe, você esteja sendo treinado para operar um hidrante, pois todo dia só se apagam incêndios?

Em nossa coluna – Gestão de RH – aqui, na Folha do Rio de Janeiro, você vai encontrar o que precisa saber para lidar melhor com esse que é um dos mais importantes departamentos das corporações. Do recrutamento e seleção ao momento da Demissão, vou apresentar a você alguns dos segredos nunca antes revelados sobre o que está por trás das práticas dos recursos humanos.

Não deixem de sugerir temas para a nossa coluna. Podem fazer quantas perguntas quiserem, será ótimo ter a participação de vocês. Anotem aí: altamirlopes@folharj.com.br

Na próxima semana vamos começar a falar um pouco sobre recrutamento e seleção – com uma abordagem que servirá para a visão do recrutador e do recruta – preparem os seus nervos e os seus currículos!

Grande abraço e até a próxima!

Altamir Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *