Cinemark – 2

O que é coaching?

Por Camilly Gabry

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução/Internet

Você já deve ter ouvido essa palavra. Mas conhece a sua definição? Cada um responde de uma forma diferente e muitas vezes a explicação está distante da realidade.

Meu nome é Camilly Gabry, sou coach certificada, me especializei em Programação Neurolinguística e criei o Political Development Method (método de desenvolvimento para políticos através do coaching e da consultoria) e minha missão aqui no jornal é esclarecer não só o que é coaching, mas levar até você informação, curiosidades e  benefícios do processo. Tudo isso de forma clara, aberta e sincera.

Antes, gostaria de esclarecer alguns conceitos que serão usados na coluna para que seja compreendida da forma mais ampla possível. O coach é o profissional que exerce a profissão; o coaching é o processo de desenvolvimento no qual o coach conduz e coachee (quem recebe o coaching) é o indivíduo que passa pelo processo.

Mas, afinal, o que é coaching?

O coaching é o método de desenvolvimento humano que objetiva elevar a performance de um indivíduo, grupo ou empresa através de ferramentas  e metodologias conduzidas em uma parceria sinérgica com o profissional certificado.

É uma metodologia que proporciona significativa expansão, tanto profissional quanto pessoal, uma vez que desenvolve e aprimora o potencial para alcançar objetivos que antes pareciam ser impossíveis.

O processo é estruturado e personalizado a fim de maximizar os resultados positivos. As sessões, que podem ser individuais ou em grupo, podem ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e tem duração de, em média, uma a duas horas, tudo acordado previamente entre o coach e o coachee.

Coaching é frequentemente confundido com terapia, mas se trata de um processo que utiliza técnicas e conhecimentos de diversas áreas, como neurociência, psicologia, administração, gestão de pessoas, linguagem Ericksoniana, entre outras e visa a conquista de resultados efetivos no contexto escolhido pelo coachee.

A premissa do processo é sobre como sair do estado atual e chegar ao estado desejado. Ele motiva, desenvolve e orienta as pessoas em todos os níveis de modo que possam alcançar o melhor que podem ser.

“Nosso principal objetivo é encontrar alguém que nos motive a fazer tudo que somos capazes”. Ralph Waldo Emerson

Camilly Gabry

www.camillygabry.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *