Copemac-970×90

Food Trucks: porque este estilo de comer fora está se tornando cada vez mais popular entre os brasileiros?

Por Raissa Valentim

Caro leitor, você provavelmente já ouviu falar nessas duas palavrinhas de origem inglesa que tem bombardeado as redes sociais, “Food Truck”.  Não ouviu? Traduzindo, food significa comida e truck, significa caminhão. Juntando, ficamos com “Caminhão de comida”. Não é uma combinação muito apetitosa, concordam? Pois bem, ao final desta matéria, vou conseguir te provar que essa moda chegou ao Brasil e está fazendo a cabeça de muitos brasileiros por todo o país.


 

Vamos começar do começo? Para início de conversa, é importante destacar que os famosos Food Trucks não começaram mês passado, nem no ano passado, muito menos na década passada! Esse verdadeiros restaurantes sobre rodas tiveram sua origem em 1866 com o precursor Charles Goodnight, no Texas e logo depois com Walter Scott em 1872, que aprimorou o estilo.

Serviço Feminino Auxiliar em Nasik, India. 1942 - 1946

Serviço Feminino Auxiliar em Nasik, India. 1942 – 1946

Desde então, o caminhãozinho vem ganhando espaço nas ruas americanas e mantando a fome de muitos! Seu cardápio varia de cachorro-quente, hambúrgueres, batata fritas e doces diversos, aos deleites da culinária étnica. Até agora, tudo bem! Só que você deve estar se perguntando: e a segurança alimentar e os padrões estabelecidos pela vigilância sanitária? Aonde ficam nessa história toda? Ora! Eu te digo que o microempreendedor que se dispor a montar seu restaurante sobre rodas, deverá atender a uma série de exigências antes de deixar a sua marca no paladar dos clientes e na gastronomia regional. Em primeiro lugar, todos os trucks deverão estar de acordo com a RDC 216 e RDC 49 (mais atual), vigente desde 2004, estabelecidas pela ANVISA. Dessa maneira, garantem-se as Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos e os padrões sanitários. Não queremos ninguém doente, não é? Continuando, menciono que deverão também atender ás regras do Denatran e às exigências do Corpo de Bombeiros, tais como Brigada de Incêndio e PPCI (para eventos). Vale destacar que embora essa moda vem se espalhando pelo Brasil a fora, somente dois estados (RJ e SP), possuem legislação municipal vigente. No Rio de Janeiro, o responsável por implementar esta lei foi o vereador Marcelo Queiroz e você poderá se informar mais no site do Food Truck Carioca, ou no blog. Lá, existem links para montagem de trucks, como legalizar, notícias e e eventos.

Vendedor de cafés, o "Hot drinks on wheels".

Vendedor de cafés, o “Hot drinks on wheels”.

Agora que você está começando a se convencer a fazer um visitinha à um desses prazeres ambulantes, deve estar se questionando como encontrá-los. Acertei? Preciso de te dizer, caro leitor, que quanto a isso, não há com o que se preocupar! Além da exposição latente nas mídias sociais como Facebook, Twitter e Instagram, foi criado um aplicativo disponível para Android e IOS que permite rastreá-los, chamado “Guia Food Truck nas Ruas“. Assim, fica à seu critério onde desejar ir, quando e o quer vai saborear!

Aqui no Brasil, é possível encontrar a mais variada combinação de trucks nos eventos. Geralmente, as opções variam de entre tapiocas, hambúrgueres e cachorros-quentes gourmets, brownies e muffins, comidas de bistrô, mac and cheese, comida mexicana e japonesa, sorvetes e gelatos dentre outros.

Bar itinerante de vinhos produzidos na região de Mendoza

Bar itinerante de vinhos produzidos na região de Mendoza

Uma coisa é certa: tem opção para a família toda! Não tenha medo de provar o diferente. Você vai se surpreender com essa moda e vai ser mais um brasileiro que virou fã desse estilo de comer e beber!

 

 

 

 

2 thoughts on “Food Trucks: porque este estilo de comer fora está se tornando cada vez mais popular entre os brasileiros?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *